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Caos no mundo da comunicação – Como fica o seu planejamento?

ecomunica
31 janeiro 2025

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Você se organizou e finalizou o planejamento de 2025 da sua marca com uma super antecedência. Budget, campanhas, parcerias, eventos… tudo previsto, alinhado e alocado. Mas aí, bomba no mundo da comunicação. Será que o Instagram e o Whatsapp vão perder força com os anúncios recentes do CEO da Meta? E se o TikTok for banido por aqui também, a exemplo dos EUA? Desisto das minhas ações de DEIP já que o boato é de que a moda passou?

Respira fundo e segue o fio porque a situação não é realmente tão complexa quanto parece.

Cena do filme “A Rede Social”, de 2010, que fala sobre a criação do Facebook. A imagem retrata um momento de discussão entre o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfiel), entra e Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg).
Fonte: Tenor

A primeira sugestão é não se precipitar. Nada de redirecionar todos os investimentos de uma rede para a outra. Contudo, se o seu negócio é altamente dependente de uma delas, vale repensar o planejamento deste ano. Faz anos que batemos nessa tecla, mas não custa lembrar: a comunicação é cheia de oportunidades, desde que concebidas de forma integrada.

Redes são essenciais para qualquer empresa, não há dúvidas, mas você pode se comunicar com o seu público de outras formas, sabia? Ano passado chegamos a falar sobre o bloqueio do X no Brasil e como ficar refém de uma plataforma é inadmissível para qualquer marca. Canais diretos com os consumidores, ativações offline e promoção de experiências são apenas algumas das maneiras de diversificar a sua comunicação. Afinal, uma boa estratégia vai muito além de um combo de posts nas mídias sociais. 

Easter Egg do festival I Wanna Be Tour na linha Amarela do metrô de SP. Como forma de anunciar o line up do evento de 2025, a organização espalhou artes com dicas de bandas/cantores pela cidade de São Paulo.
Fonte: X/Igor Rogh

Se você tem a impressão que os caminhos estão cada vez mais difíceis, dá uma olhada em algumas dicas que separamos para pensar e executar o seu planejamento de 2025. Afinal, ainda é tempo de ajustar a rota nesse caos:

Marcom – tudo começa aqui

Para isso é preciso lembrar que marketing e comunicação não são áreas separadas e precisam ser compreendidas de forma conjunta. Falei um pouco sobre isso num vídeo que deu início a uma série de dicas para criar boas estratégias para a sua marca e conseguir os resultados esperados. E se eu devesse escolher só uma delas para esse começo de ano seria: não perca o foco dos seus objetivos de negócio e estabeleça boas métricas! Assim, todos os seus desdobramentos táticos vão servir a um mesmo fim.

O PR mais vivo do que nunca

Nossa gerente de comunicação, Pilar Magnavita, deu a letra: uma estratégia de PR bem feita, propicia resultados incríveis, seja para a reputação da marca ou para aumento das suas vendas. Mas, claro, etapas como uma boa apuração do que é – de fato – notícia para a imprensa; identificação das sazonalidades que se conectam com a sua empresa; exercício da criatividade na construção das pautas e uma mensuração eficaz facilitam – e muito – a abordagem aos jornalistas.

Um olhar especial para creators

Cada vez mais as pessoas criadoras de conteúdo têm se tornado parceiras das marcas para desenvolver collabs genuínas, que atraem e envolvem o público. O Marcos Oliveira, analista que manja tudo de influs aqui na Ecomunica, explica que a escolha dos perfis precisa ser meticulosa. Os nomes devem estar de fato conectados aos valores da marca e, principalmente, refletir o desejo da audiência. 2025 pede menos eixo Rio-São Paulo e mais Brasil real.

O público mais importante é exatamente o seu

E falando em realidade, um dos erros mais básicos de grandes empresas é olhar apenas para fora e esquecer quem faz acontecer do lado de dentro. O Artur Scartazzini, meu sócio e grande entusiasta do employer branding, resumiu em três pontos uma estratégia eficaz – e essencial – para a sua comunicação interna: conheça as suas pessoas colaboradoras, estabeleça momento de troca com elas; identifique e trabalhe de forma personalizada cada canal da sua organização, eles são muito valiosos para criar uma cultura forte; e tenha a certeza de que as suas mensagens-chave estão alinhadas às estratégias macro do negócio. Tá vendo como tudo se conecta?

Print de matéria do Meio&Mensagem falando sobre manifesto da Natura
contra o retrocesso em iniciativas de D&I e ESG.
Fonte: Meio&Mensagem
Para finalizar, convido toda as pessoas a engajarem numa discussão que é muito cara à Ecomunica: a manutenção e fortalecimento das ações de DEIP. Fiz um artigo a respeito, reforçando o quanto diversidade e inclusão são imprescindíveis para a inovação e crescimento (inclusive financeiro) das empresas. Me conta lá nos comentários como a sua marca está se preparando para tratar D&I no planejamento deste ano!

Em momento de dúvidas sobre o futuro das redes (e da comunicação como a conhecemos), o mais importante é nunca esquecer o seu propósito. As marcas fortes, que se conectam de verdade com as pessoas e olham além dos resultados de curto prazo, vão resistir ao caos.

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